ACENTUAÇÃO


ABAETÊ

Com acento circunflexo, em tupi, abaetê quer dizer “homem bom”. Com a troca do circunflexo pelo agudo (abaeté), muda-se o significado: “homem feio”.

ARMÁRIO

Do latim armarium, armário (paroxítona terminada em ditongo) significava “lugar onde se guardam armas”. Hoje, nesse móvel, só cada um sabe o que guarda...

ÁS

O ás é uma carta de baralho que inicia ou termina a sequência de cartas de cada naipe. Na grafia desse vocábulo, é importante observar o emprego do acento agudo e da letra S. Logo, não se leia e não se escreva “ais” ou “az”.
 

CUPIDO

Deus da mitologia romana, na Grécia, Cupido era identificado como Eros. Com acento gráfico, transforma-se em proparoxítona (cúpido) e assume outro sentido: “ambicioso”.

FORMIDÁVEL

Paroxítona terminada em L, em latim, formidável (formidare) tem relação com “assustar”. Centenas de anos depois, esse adjetivo tornou-se um “elogio”.

HÍFEN

Do grego huphén e do latim hyphen, essa palavra paroxítona (acentuada por terminar em N) tem o sentido de “juntamente” e “união”, respectivamente. Quanto ao emprego, não se pode dispensar uma gramática...

LATIM

No latim, não há acentos gráficos nas palavras, e as sílabas tônicas são a penúltima ou a antepenúltima; portanto, não existem oxítonas nessa língua.
 

ORQUÍDEA

Apesar da beleza dessa flor paroxítona, o nome dessa planta origina-se do grego orchídion, que significa “pequeno testículo”.

PENÚLTIMO

Essa proparoxítona apresenta o termo latino pene (quase). Assim, penúltimo quer dizer “quase último”. A título de curiosidade, outra proparoxítona com pene: península (quase ilha).

PROPAROXÍTONA

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico é a maior palavra da língua portuguesa (46 letras). Com acento tônico e gráfico na antepenúltima sílaba, o significado dessa proparoxítona é o seguinte: “estado das pessoas que sofrem de uma doença rara, provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas”.