SUBSTANTIVO COLETIVO


ARQUIPÉLAGO

O que há em comum entre arquipélago e insulina? Em latim, insula corresponde a “ilha”; e um arquipélago constitui-se de um conjunto de ilhas.

ATLAS

Conjunto de mapas reunidos em livro, esse termo nomeia um titã, personagem mitológico derrotado por Zeus e incumbido de carregar o mundo nas costas.

BOIADA

A letra “A” aparece duas vezes no coletivo de boi. Ela surgiu a partir do desenho da cabeça desse animal; na verdade, a letra “A” se parece, nessa figura, com os chifres do boi virados para baixo.
 

CARDUME

Os termos latinos acqua (água) e piscis (peixe) estão em aquário e em piscina. Hoje, o reservatório de água tornou-se um viveiro de peixes, e o viveiro de peixes, um reservatório de água.
 

ENXAME

Muitos sabem que esse coletivo refere-se a abelhas. Poucos, porém, conhecem o significado do nome Débora (de origem hebraica): abelha.

ENXOVAL

Em árabe (ash-shuwar), esse coletivo significa “dote em dinheiro, joias, móveis, recebido pela noiva”.

FAUNA

Segundo a mitologia romana, Fauno era protetor da agricultura. Com sua morte, ele foi associado aos deuses campestres. Hoje, com a troca do “o” pelo “a”, indica o coletivo de animais de uma região.

FLORA

Referente às plantas de uma região, a origem desse coletivo está ligada a Flora, divindade mitológica dos romanos, responsável pelo cuidado dos jardins e das flores.
 

MILÊNIO

Correspondente a mil anos, não se pode usar milênio seguido do termo “anos”, pois essa palavra é formada pelos termos latinos mille (mil) e annu (ano).

POMAR

Coletivo de árvores frutíferas, pomar vem de Pomona, ninfa dos bosques, que amava os jardins e cultivava essas árvores, segundo a mitologia romana.