SUBSTANTIVO PRÓPRIO


ADIDAS

Adolf Dassler... Peguem-se as duas primeiras letras do primeiro nome e acrescente-se a letra “i” (Adi, apelido familiar); com as três primeiras do sobrenome, obtém-se o seguinte resultado: Adidas, nome de antiga e famosa marca de calçados. Quanto ao nome, trata-se do fundador dessa marca, criada em 1920, na Alemanha.

ALCÍONE

Com o acento gráfico, muda-se o significado dessa palavra. Agora, não se tem um substantivo próprio (Alcione). Leia-se alcíone, “ave aquática”.

BANHO-MARIA

Em latim, diz-se balneum mariae. Na Antiguidade, havia uma alquimista europeia conhecida como Maria, a Judia. Da chaminé de sua casa, via-se a fumaça oriunda da água aquecida de seus experimentos.

BIC

Essa é uma das mais famosas marcas de caneta. Adquirida a patente do invento pelo francês Marcel Bich, ele eliminou a última letra do seu sobrenome e lançou a Bic.

FULANO

No esquecimento do nome, eis a salvação: fulano. Do árabe fulan, fulano quer dizer “uma pessoa qualquer”.

HIPOPÓTAMO

Qual a semelhança entre o hipopótamo e o nome Filipe? O termo grego hippos (cavalo), que deu origem à parte dessas duas palavras. Etimologicamente, hipopótamo significa “cavalo do rio”; já Filipe, “amigo dos cavalos”.

SANDUÍCHE

John Montagu. Esse era nome do conde inglês de Sandwich. Em 1762, ele pediu a um dos empregados que colocasse um pedaço de rosbife entre duas fatias de pão. Assim, os nomes parecidos não são mera coincidência...

SAXOFONE

Essa palavra é formada pelo termo grego phoné (voz/som) e pelo nome de seu inventor, o francês de origem belga Antoine Joseph Sax.

VITÓRIA-RÉGIA

Do latim Victoria regia, o nome dessa planta aquática é uma homenagem do botânico John Lindley à rainha Vitória I, que governou a Inglaterra de 1819 a 1901.

XARÁ

Com tantos “joões”, “antônios”, cresce o número de xarás (com X). De origem tupi (sarara), xará tem o sentido de “meu nome”.