SUBSTANTIVO - FLEXÃO DE NÚMERO


ALEGRIAS

Vale conferir outros significados de alegria em alguns dicionários. Longe de “manifestação de contentamento”, com o acréscimo de S, “alegrias” também quer dizer “testículo de animal”.

AMAZONAS

No plural, esse substantivo refere-se às lendárias guerreiras gregas. Essa palavra é formada pelo prefixo a- (ausência, falta de) e pelo termo grego mastós (mama). Para usar o arco, elas queimavam ou cortavam um dos seios. É assim que reza a lenda...
 

ÁRIES

Algumas figuras dos signos do zodíaco só podem ser entendidas se houver uma relação com a etimologia. De origem latina, a palavra Áries (e também aríete) significa “carneiro”.
 

BLITZ

Esse termo faz parte de uma palavra alemã (Blitzkrieg – blitz, relâmpago; krieg, guerra). Quanto ao plural, diga blitze.

CORNOS

Na mitologia grega, Cornucópia era uma divindade com vários chifres. Daí a referência ao marido “corno”. No singular, corno tem o som do penúltimo “o” fechado (/côrno/); no plural, pronuncia-se essa vogal com som aberto (/córnos/).

COSTA

A essa palavra quando se acrescenta a letra S, muda-se o sentido. Costa é litoral; já costas, parte posterior do lombo humano.

DAMAS

Quando se referir a jogo, é conveniente dizer damas, sempre no plural. Logo, leia-se e escreva-se jogo de damas/jogar damas (com S no final).

FEZES

Sinônimo de fezes, bosta vem do latim bostal. Na Antiguidade, o termo significava “estábulo ou curral para bois”. Hoje... cocô, merda.

PAPARAZZI

Além desse termo, lê-se e ouve-se muito a palavra paparazzo, o singular de paparazzi. Em italiano, significam “o(s) que engole(m) raio”.

SÍFILIS

A junção de sys (porco) e de philo (amar) formou sífilis. Segundo sua origem grega, essa doença infecciosa tem o sentido de “amor imundo”.