ADJETIVO SIMPLES


BONITO

A palavra bonito, do latim bonnus, tem relação com bondade. Na Antiguidade Clássica, o bom e o belo tinham algo em comum.

CORDIAL

Em “cordiais saudações”, vê-se algo que vem do coração com a presença do termo latino cord (coração). Atenção ao uso deste fecho: cordialmente (ou de coração).

DÉBIL

Idiota, imbecil ou débil mental? Se tiver de escolher uma dessas “ofensas”, o que o leitor preferirá? Sugestão: a última opção. Segundo especialistas, os débeis mentais são mais inteligentes que os imbecis, e estes superam os idiotas.

ESTÚPIDO

Segundo dicionários, estúpido quer dizer “bruto, grosseiro”. O significado original vem do latim stupidu, “admirado”.

INTELIGENTE

Do latim intellegere, esse adjetivo é formado pelos elementos inter-, “entre”, e -legere, "recolher, fazer escolha". Segundo a etimologia, saber escolher as melhores alternativas é ser inteligente. Que assim sempre seja!

MEDÍOCRE

De origem latina (mediocris), medíocre significa “mediano”, que está na média. Hoje, assume também o sentido pejorativo de “comum, vulgar”.

OBESO

Há registros de que se atribuía o significado (Acredite!) “magro” à  palavra obeso, do latim obesu.

PRETA

Eis uma pergunta com resposta supostamente óbvia: Qual a cor da caixa preta dos aviões? Vermelha ou laranja. Esse objeto registra ocorrências e identifica causas de acidentes aéreos. Quanto a essas cores, facilitam a busca dessa caixa entre os escombros.

SAFADO

Esse adjetivo deriva-se de Safo, poetisa grega, que mantinha na ilha de Lesbos um templo para o culto do amor sexual entre as mulheres.

ÚTIL

As enchentes do Rio Nilo fertilizam a terra com o húmus que deixam. Os egípcios semeavam nas margens desse rio nos dias que antecediam as enchentes. Esse período de semeadura era chamado de dias úteis.