NUMERAL - PARTE I


BICICLETA

O termo “bi”, de bicampeão, é o mesmo que aparece em bicicleta. Ao se aprender a andar nesse veículo, equilibra-se em duas (bi) rodas (cycle).

BILHÃO

Do francês billon, bilhão era uma antiga moeda de cobre, de valor irrisório, destinada preferencialmente a trocos.

BISSEXTO

Sabe-se que “bi” significa “dois”. O ano bissexto, porém, ocorre de quatro em quatro anos.

CENTOPEIA

Esse invertebrado pode ter de 31 a 170 pares de patas. Apesar desse número não ser exato, o nome teve origem no latim centupenda, “o que tem cem pés”.

DIZIMAR

Assim como dízimo, dizimar corresponde à “décima parte”. A origem do verbo dizimar remonta ao costume de se punir uma tropa com a execução de um soldado a cada grupo de dez. Hoje, não se executa só a décima parte da tropa; extermina-se todo o grupo ou grande parte dele.

HECATOMBE

Na Antiguidade, os gregos ofereciam animais às divindades. Ao se oferecer cem bois, tinham uma hecatombe (hekatón, cem; boûs, bois). Sem oferendas, esse termo, com o passar do tempo, ganhou novo significado: “sacrifício de muitas vítimas”.

MESADA

Substantivo referente a mês, hoje se atribui a esse vocábulo outro sentido. Adolescentes já a recebem semanalmente, ou seja, de sete em sete dias.

QUARENTENA

Além de indicar um período de quarenta dias, pode-se ter, perfeitamente, uma quarentena de sessenta dias, por exemplo.

QUATRO

Por curiosidade, faz-se necessário “proclamar aos quatro ventos” que estes quatro modelos de carro da Volkswagen são nomes de ventos: Santana, Passat, Bora e Scirocco.

UM

Para não infringir a regra, esqueça o número “um” (sem H) antes de “mil”. Por segurança, sugere-se que se escreva apenas “mil reais” entre parênteses em cheque, por exemplo.