SIGLAS
BINA
Identificador de chamadas, o termo “bina” formou-se a partir dos seguintes elementos: “B Identifica o Número de A”. Vale registrar o nome do inventor desse aparelho: Nélio José Nicolai, ex-técnico da Telebrás.
BMW
As letras do logotipo BMW significam Bavarian Motoren Werke. Inicialmente, como essa empresa produzia motores para aviões, no seu logotipo, expôs uma hélice de avião.
CNPq / CNPQ
Atente-se ao detalhe: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (com “q” minúsculo) e CNPQ – Conselho de Pesquisas Químicas (com “q” maiúsculo).
INPE / INPI
Curiosamente, parecidas quanto à grafia e à pronúncia, essas siglas têm significados diferentes: INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
PRI
Esse “Pri” não vem de Priscila. Trata-se da abreviatura de “Publique-se, Registre-se e Intime-se”.
RADAR
Desconhecida sua formação por muitos, o vocábulo radar origina-se de RAdio Detecting And Ranging, ou seja, “detecção e cálculo de distância por meio de rádio”. Aproveita-se aqui e se apresenta SONAR – SOund NAvigation Racing, “navegação e cálculo de distância pelo som”.
RAP
Música de origem negra, essa sigla é formada com as letras iniciais de Rhythm And Poetry (Ritmo e Poesia).
ROM
Parte da expressão CD-ROM, em ROM encontram-se as iniciais de Read Only Memory (memória apenas para leitura).
SHAZAM
Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio. As letras iniciais desses nomes formam uma palavra mágica: SHAZAM. Ela é dita por um personagem das histórias em quadrinhos para se transformar no Capitão Marvel.
SPA
Essa palavra formou-se da expressão latina Sanitas Per Acqua, “saúde pela água”. Spa também é o nome de uma bela cidade da Bélgica, conhecida por suas águas com propriedades medicinais.