SUBSTANTIVO – FLEXÃO DE GÊNERO
CHAMPANHA
Que se atente à pronúncia correta: o (e não a) champanha. Nome aportuguesado, esse vinho espumante surgiu na região francesa conhecida como Champanha.
CIGARRO
Esse não é o masculino de cigarra. Na verdade, há mais de três mil anos, o nome cigarro foi dado pelos maias a essa espécie de charuto por se parecer muito com o corpo da cigarra.
DINAMITE
A (e não o) dinamite foi inventada pelo químico sueco Alfred Bernhard Nobel. Ironicamente, ele também criou a Fundação Prêmio Nobel.
INJUSTIÇA
Com justiça, mulheres reclamam do tratamento machista existente na gramática da língua portuguesa. Para entender essa afirmação, leiam-se os exemplos seguintes: pistoleiro – homem que mata pessoas; pistoleira – puta; garoto de rua – menino pobre, que vive na rua; garota de rua – puta; puto – nervoso, irritado, bravo; puta – puta.
JACARÉ
Substantivo epiceno (o jacaré macho, o jacaré fêmea), o nome desse animal vem do tupi-guarani ya-care, “o que olha torto”.
LIBIDO
Do gênero feminino (a libido), esse desejo sexual tem ligação com figa. Entre os antigos romanos, essa espécie de talismã, que hoje simboliza sorte, era a representação do ato sexual.
PEIXE
Qual é o feminino de peixe-boi? Peixe-boi fêmea. Errado! Peixe-vaca. Errado! Resposta correta: peixe-mulher!
PIJAMA
Do persa pae (perna) e jama (roupa), pijama assumiu inicialmente o sentido de “roupa para as pernas”. À noite, que se durma bem com um (e não uma) pijama.
PORCA
Qual a relação entre a porca do parafuso e a fêmea do porco? Tal objeto recebe esse nome porque se parece com a vagina desse animal, também rosqueada.
TIGRE
Feminino de tigre? Tigresa. Errado! Resposta correta: o tigre fêmea. Tigresa, na verdade, é apenas uma alusão à mulher sedutora.