ADVÉRBIO
AMANHÃ
Etimologicamente, “amanhã” significa “o dia seguinte”, “o começo do dia seguinte”.
BEM
Ao se preocupar com alguém, pergunta-se: “Você está bem?” Correto. Deve-se evitar a construção “Você está bom (ou boa)?”. Fique à vontade, se os objetivos forem outros…
BREVE
Advérbio, adjetivo ou outra classe gramatical, esse termo forma o nome de uma conhecida guloseima, a brevidade, por ela se desmanchar rapidamente na boca.
EMBAIXO
Quando esse advérbio vem precedido do verbo assinar (assinar embaixo), poucos percebem a redundância. Geralmente se assina embaixo. Caso alguém tenha de assinar em outro espaço, escreva, por exemplo, “assinar em cima”.
HOJE
Atenção ao usar esse advérbio, principalmente seguido de verbos no presente do indicativo. Em “ocorre hoje”, é dispensável o “hoje”, pois nada ocorre ontem ou depois.
NÃO-ME-TOQUE
O advérbio “não” forma um substantivo próprio que dá nome a um município do Rio Grande do Sul: Não-Me-Toque (adjetivo pátrio: não-me-toquense).
NEGAÇÃO
“Ninguém não sabe”. Qual o sentido dessa frase? Todos sabem! Há uma dupla negação com o “não” invertendo o sentido da oração.
ONTEM
Essa circunstância de tempo provém do latim ad noctem, “à noite”.
SOBRETUDO
Dependendo do contexto, “sobretudo” pode ser tanto advérbio (principalmente) quanto substantivo (peça de vestuário). Não há relação de sentido entre o advérbio e o traje.
TALVEZ
Hoje, essa palavra indica “dúvida”. A princípio, queria dizer “alguma vez, raramente”.