NUMERAL
BICICLETA
O termo “bi”, de bicampeão, é o mesmo que aparece em bicicleta. Ao se aprender a andar nesse veículo, equilibra-se em duas (bi) rodas (cycle).
BILHÃO
Do francês billon, bilhão era uma antiga moeda de cobre, de valor irrisório, destinada preferencialmente a trocos.
BISSEXTO
Sabe-se que “bi” significa “dois”. O ano bissexto, porém, ocorre de quatro em quatro anos.
CENTOPEIA
Esse invertebrado pode ter de 31 a 170 pares de patas. Apesar desse número não ser exato, o nome teve origem no latim centupenda, “o que tem cem pés”.
DIZIMAR
Assim como dízimo, dizimar corresponde à “décima parte”. A origem do verbo dizimar remonta ao costume de se punir uma tropa com a execução de um soldado a cada grupo de dez. Hoje, não se executa só a décima parte da tropa; extermina-se todo o grupo ou grande parte dele.
HECATOMBE
Na Antiguidade, os gregos ofereciam animais às divindades. Ao se oferecer cem bois, tinham uma hecatombe (hekatón, cem; boûs, bois). Sem oferendas, esse termo, com o passar do tempo, ganhou novo significado: “sacrifício de muitas vítimas”.
MESADA
Substantivo referente a mês, hoje se atribui a esse vocábulo outro sentido. Adolescentes já a recebem semanalmente, ou seja, de sete em sete dias.
QUARENTENA
Além de indicar um período de quarenta dias, pode-se ter, perfeitamente, uma quarentena de sessenta dias, por exemplo.
QUATRO
Por curiosidade, faz-se necessário “proclamar aos quatro ventos” que estes quatro modelos de carro da Volkswagen são nomes de ventos: Santana, Passat, Bora e Scirocco.
UM
Para não infringir a regra, esqueça o número “um” (sem H) antes de “mil”. Por segurança, sugere-se que se escreva apenas “mil reais” entre parênteses em cheque, por exemplo.
AMBI
Relativo a dois, esse termo aparece nas palavras ambidestro e ambiesquerdo. Destro apresenta dois significados: “direito” e “habilidoso”. Segundo dicionários, ambidestro significa “o que usa as duas mãos com habilidade”. Agora, veja-se a discriminação: ambiesquerdo, “o que é desajeitado com as duas mãos”.
ARROBA
No Império Romano, o termo latino ad (aproximação, direção) era representado pelo símbolo @. Do árabe ar-rubá (peso), o vocábulo arroba denomina uma medida de peso (15 quilos) no Brasil.
CANOA
“Você vai ver com quantos paus se faz uma canoa!” Essa ameaça merece uma curiosidade. Com quantos paus se faz uma canoa? Resposta: um. Inicialmente, essa embarcação de origem indígena era feita apenas com um tronco; escavava-se a madeira até deixá-la oca.
CASAL
Há, rigorosamente, diferença entre casal e par. Enquanto aquele designa geralmente a união entre macho e fêmea, este se refere a dois objetos que normalmente estão juntos, como sapatos.
FRASE
Mil e trezentos. Esse é o número de palavras da maior frase já redigida. Esse período composto pode ser encontrado na obra “Absalom, Absalom!”, de William Faulkner.
MEDIDA
Nas fábricas, como se determina o tamanho dos preservativos masculinos? Segundo normas brasileiras, estas são as medidas: comprimento – 16 cm, no mínimo; largura – 2 mm, para mais ou para menos.
SEGUNDO
Nas aulas de Geografia, estudavam-se o Primeiro Mundo e o Terceiro Mundo. E o Segundo Mundo? Sem relação com pobreza ou com riqueza, faziam parte dessa categoria os países ligados ao bloco comunista, como a China.
SÉTUPLOS
Numeral multiplicativo, sétuplos significa “o que é sete vezes maior”. Esse vocábulo também nomeia “sete bebês que nascem no mesmo parto”.
TRÊS
“Um é pouco, dois é bom, três é demais”. Curiosamente, em sânscrito, o numeral três era denominado tri (em latim, tres) e significa “exceder”.
UM-SETE-UM
“Obter para si ou para outrem vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. Pena: reclusão de um a cinco anos e multa.” Caso se cometa crime de estelionato, o meliante será enquadrado no artigo citado. Trata-se do artigo 171 do Código Penal. Esse número (171) deu origem a “um-sete-um”, gíria referente a golpista, trapaceiro.